Blog

importancia da tosa na saude animal Sweet Friend

Importância da tosa na saúde animal

Muitas pessoas consideram a tosa apenas como uma parte do processo estético, para deixar seus cachorros e/ou gatos com uma melhor aparência, entretanto a tosa também é realizada para a higiene e limpeza dos pets.

Qual a importância da tosa higiênica?

A tosa higiênica consiste basicamente em aparar os pelos das patas (principalmente embaixo, entre as almofadas) e área íntima do cachorro, pois o acúmulo de pelos pode fazer com que essa região fique com resquícios de urina e fezes.

Ou seja, a tosa higiênica auxilia no aspecto saúde pois se não realizada moscas e mosquitos são atraídos pelos resíduos presentes no pelo dos animais, podendo por ovos, causando assim bicheiras e bernes, ou até mesmo transmitindo doenças como a Leishmaniose.


Qual a frequência necessária?

A frequência da tosa também varia de acordo com o tipo da pelagem, ou seja, alguns precisam de uma tosa mais frequente, já outros precisam apenas de tosa higiênica.

A tosa total deve ser evitada, pois a pelagem tem função de proteção da pele. Animais com pelagem densa e/ou longa têm a pele mais sensível, retirando a pelagem, a derme estará exposta ao sol e ao calor intenso.

Em cachorros de pelo longo, recomenda-se que realize a tosa de forma média, para que assim mantenha o animal limpo, mas sem retirar a função de proteção do pelo.

Onde tosar?

Procure sempre um local que tenha boas condições de higiene, com profissionais capacitados, com produtos e instrumentos limpos e próprios, além de um ambiente apropriado e (na medida do possível) tranquilo. Preste atenção também em como outros animais são tratados, já nas primeiras vezes permaneça no local para garantir como seu cão esteja sendo bem cuidado.

Quando encontrar um local apropriado para a tosa, evite ficar trocando de tosador ou estabelecimento, pois quando seu pet se acostuma com o profissional o processo se torna mais fácil e menos estressante para ambos.

Mesmo relacionando higiene, tosa e saúde é importante ressaltar que passeios não devem ser evitados, pois é algo divertido para eles. A dica é, passeie sempre com seu pet e dê banhos na frequência correta, assim ele se manterá feliz e saudável.