Blog

Bola de Pelo Sweet Friend

Bola de Pelo

Como sabemos, diferente dos cães, os gatos tem o hábito de lambedura que é como eles se limpam. Por suas línguas serem ásperas eles são capazes de remover a poeira e os pelos soltos, ingerindo-os, formando no estômago a famosa bola de pelo.

Como diminuir a bola de pelo:

Para diminuir a formação de bolas de pelo tenha o costume de escovar o pelo do bichano desde filhote. As escovações semanais ajudarão na remoção dos pelos soltos. É importante sempre levar o gatinho para consultas regulares, para o veterinário verificar se a queda de pelo está normal ou em excesso. Alimentação, produtos de banhos, medicamentos, entre outros podem influenciar na queda da pelagem.

Quando a bola de pelo pode se tonar uma preocupação:

O ideal mesmo é que todo pelo ingerido seja eliminado por meio das fezes, mas em casos de gatos com pelos longos ou em época de outono e primavera que é quando acontece a troca sazonal dos pelos, é esperado que eles “vomitem” até uma bola de pelo por semana.

O risco é quando as bolas de pelos se formam, mas não são eliminadas e acabam ficando presas no intestino do felino. Caso você perceba que seu gato esteja com desconforto abdominal, diarreia ou fezes ressecadas, falta de apetite e apatia, leve ele ao um veterinário pois ele irá te orientar o que deve ser feito ou caso seja necessária uma cirurgia para remoção da bola de pelo.