Blog

Gatos brigando, o que fazer ? Sweet Friend

Gatos brigando, o que fazer?

Se você tem mais de um gato em casa e já percebeu que eles tem brigado com alguma frequência saiba que é algo até comum entre os felinos, mas também entenda os motivos e o que você pode fazer para diminuir as brigas.

Para as pessoas que tem mais de um gato em casa precisam ficar bem atentos aos seus felinos, pois uma brincadeira pode acabar em briga. Os gatos de rua normalmente brigam por causa da fêmea e isso pode acontecer em casa também, apesar de ser raro se ambos forem castrados. Os felinos são naturalmente territorialistas, gostam de manter seus espaços protegidos como caixa de areias, potes de ração e água, sua caminha, brinquedos e até mesmo o seu dono, podendo para protege-los se tornar agressivos, e isso não se limita aos machos mas também as fêmeas podem adotar este comportamento.

Como evitar brigas:

1. Chegada de um novo gato.

A chegada de um novo gato na casa é um acontecimento muito importante não só para os donos, mas principalmente para os gatos que já moram ali, eles se sentem como os donos do pedaço então com a chegada de um novo felino eles acabam achando que estão “invadindo” seu território, por isso é muito importante preparar o ambiente.

No começo é bom deixar os gatos em cômodos separados, com caixa de areias, potinho de água e ração, brinquedos, para o uso individual, desta formar eles iram fazer suas necessidades sem que o outro esteja observando. Aos poucos promova momentos que os felinos permaneçam no mesmo ambiente e ofereça comida ou petisco para tornar o encontro agradável, importante não força eles a interagirem ou brincar, este comportamento irá surgir aos poucos quando ambos se sentirem confortável com a presença do outro.

2. Gatos criados juntos se estranhando.

Gatos que foram criados juntos podem começarem a se estranharem por alguns motivos e um dos mais comuns pode ser pelo uso dos recursos, ambos felinos devem ter seus próprios recursos por exemplo camas, arranhadores, comedouros, caixa de areia, refúgio para quando quiserem ficar em paz em seu canto, assim caso se sintam desconfortáveis podem se esconder e não se sentirem encurralados pelo o outro gato. Os felinos tendem a ficar estressados com mudança de rotinas, por tanto o uso de feromônios ajudará acalma-los, mas lembre-se de sempre buscar orientação do seu veterinário para qualquer uso neste sentido. Caso as brigam continuem, leve seus felinos ao veterinário para descarta possíveis problemas de saúde e pode chegar em um diagnóstico comportamental.