Blog

Clamidiose Felina Sweet Friend

Clamidiose Felina

Clamidiose felina é uma infecção que afeta a região pulmonar e ocular dos gatos, causada por um bacteria chamada Clamidia Psittaci. Essa infecção provoca sintomas similares aos da conjuntivite

É mais comum em lugares onde há uma grande quantidade de gatos, pois a doença é contagiosa.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da Clamidiose são:

• Alterações pulmonares;

• Febre;

• Espirros;

• Tosses;

• Conjutivite (normalmente em apenas um olho)

Tratamento

A Clamidiose é considerada uma zoonose (conjunto de doenças que podem ser transmitidas ao ser humano). Normalmente o tratamento é feio por meio de colírios e antibióticos. É importante ressaltar que não deve-se medicar animais sem que tenha sido receitado por um profissional veterinário, dessa forma, antes de encontrar uma forma de aliviar os sintomas de seus gato, procure um médico veterinário antes.

Prevenção

A principal forma de prevenção da Clamidiose é pela vacinação e pela atenção e cuidado com seu gato, não deixando ele passear livremente pelas ruas sem supervisão, pois pode entrar em contato com gatos que possuam essa infecção.

Mesmo alguns profissionais afirmando que gatos podem adquirir a Clamidiose felina mesmo se já tomaram a vacina, ainda assim é importante para a prevenção da doença, pois os casos de gatos vacinados acometidos com Clamidiose são menores do que de gatos não vacinados.