Blog

Dicas para cuidar de animais no inverno Sweet Friend

4 Dicas para cuidar de animais no inverno

Quando o inverno chega os animais também sentem as mudanças causadas pela queda de temperatura, sendo mais suscetíveis a algumas situações por conta da diminuição da umidade. Algumas dicas podem ajudar a fazer com que nossos pets não sejam tão afetados por essa época.

1. Proteção

Se atente a proteger seu pet de ventos fortes ou de chuva, mantenha sempre casinhas e caminhas limpas e longe de lugares muito úmidos. Cobertores tem uma grande importância nesse período mais frio. Cães com pelagem mais curta e magros possuem mais sensibilidade ao frio se comparado a cães com pelagem mais densa ou sub-pelos, entretanto sempre deixe cobertores a disposição de seu pet.

2. Higiene

No inverno, mesmo os pelos auxiliando na regulagem térmica do seu corpo, tosas higiênicas são recomendadas, pois auxiliam na manutenção de um hábito higiênico, amenizando outros possíveis problemas decorrentes de sujeiras acumulada na pele e nos pelos dos pets.

 Banhos também são importantes no inverno, não com a mesma frequência do verão, mas são necessários, lembre-se de banhar seu pet com água morna e no período mais quente do dia. Se necessário leve o pet até um banho e tosa para a realização do banho e secagem adequados. Caso o animal não esteja tão sujo pode optar pelo o banho a seco, que é uma ótima solução para a limpeza rápida do seu cãozinho, uma vez que não necessita nenhum tipo de enxague e com isso o contato com a água em dias mais frios.

Depois do banho, seja a seco ou normal, seque bem o animal com um toalha, seque bem as orelhas com um algodão ou toalha, e se for necessário use o secador, mas nunca direcione o ar quente diretamente para o pelo do animal, sempre mantenha uma certa distância e verifique sempre a temperatura para não queimar o pet. Quando não secamos bem os pets, a pele pode ficar muito úmida e isso pode ser um convite a bactérias e fungos, levando a possíveis dermatites.

É recomendável dar banho em seu animal sempre nos horários mais quentes do dia, entre as 11h ás 15h, nunca dar banho em dias chuvosos ou de extremamente frios, pois pode ocasionar o adoecimento do animal.

3. Exercícios

Mesmo os animais demonstrando menos interesse para a realização de atividades físicas, elas ainda são importantes nos dias mais frios. Procure passear com seu pet em horários mais amenos, também realize atividades dentro de casa para fazer com que ele fique menos entediado e gaste energia.

4. Saúde

Devido a uma baixa umidade do ar que é normal neste período de inverno, o ambiente tornar-se mais suscetível ao surgimento de doenças e infecções, por isso é importante manter vacinas em dia e consultas regulares a médicos veterinários, principalmente se notar comportamentos fora do comum ou qualquer alteração em pele e pelos, pois pode ser um reflexo a uma alteração em seu organismo.